Você sabe qual é a diferença entre call center e recuperação de crédito? É muito comum que esses dois serviços sejam confundidos, mas, na prática, eles representam soluções distintas.
Embora ambos lidem com a inadimplência, possuem objetivos, estratégias e abordagens diferentes para a resolução dos problemas financeiros.
Aproveite este artigo para entender melhor o tema e saber quando contratar cada tipo de serviço!
O que é um call center de cobrança?
Muito popular no Brasil, o call center de cobrança é um centro de atendimento especializado em realizar contatos com clientes inadimplentes, visando solicitar o pagamento de dívidas em aberto.
Classificado como um modelo de chamada ativa, esse tipo de operação pode atuar por diversos canais, como telefone, e-mail e mensagens instantâneas.
O principal objetivo do call center de cobrança é estimular o pagamento do valor total da dívida, geralmente antes que ela seja registrada nos órgãos de proteção ao crédito. As iniciativas de contato podem ser realizadas proativamente – como lembretes próximos à data de vencimento – ou logo após o atraso do pagamento.
Geralmente, o processo de atendimento é guiado por roteiros padronizados, aplicado a todos os usuários, independente do perfil ou histórico. Com isso, o atendimento tende a ser uniforme e pouco flexível, sem análise individual de dados ou personalização na negociação.
Principais características de um call center de cobrança
- Estrutura padronizada, com foco em volume de contatos;
- Atuação limitada a roteiros fixos e baixo poder de negociação;
- Abordagem genérica;
- Custo reduzido, mas com eficiência variável, especialmente em dívidas complexas.
O que é recuperação de crédito?
Diferente de um call center de cobrança, onde a abordagem busca unicamente o pagamento imediato da dívida, a recuperação de crédito vai além. Ela envolve um processo muito mais estratégico, consultivo e personalizado.
Nesta fase, os inadimplentes já receberam as tentativas de contato iniciais e, sem êxito na operação, as dívidas foram registradas em órgãos de proteção ao crédito.
Portanto, a finalidade da recuperação de crédito é negociar de forma flexível, considerando o perfil e a realidade financeira de cada cliente.
Com uma análise aprofundada, é possível oferecer propostas personalizadas e adequadas à realidade do inadimplente, aumentando as chances de acordo e recuperação do valor.
O grande diferencial desta modalidade é o esforço para restabelecer a capacidade de pagamento do devedor e manter o relacionamento positivo entre as partes — o que é fundamental no cenário B2B.
Afinal, a inadimplência muitas vezes é temporária. Uma abordagem humanizada e estratégica pode resultar em novas oportunidades de negócio no futuro.
Principais características de uma recuperação de crédito B2B eficiente
- Atuação estratégica e personalizada por perfil, segmento, valor e tipo de cliente;
- Uso de dados, tecnologia e inteligência para propor acordos realistas e eficazes;
- Equipe especializada com atendimento consultivo;
- Recuperação de crédito com ênfase no relacionamento e fidelização do cliente, fundamental no setor corporativo.
Conclusão: qual a melhor opção?
Compreender a diferença entre center e recuperação de crédito B2B é muito importante para tomar decisões acertadas e sustentáveis.
Embora ambos sejam opções para a gestão da inadimplência, os serviços possuem características diversas e devem ser usados de forma estratégica.
Se o objetivo da sua empresa é somente reforçar a comunicação de pagamento de dívidas recentes em aberto ou lembretes, o call center pode ser um facilitador.
Mas, se a necessidade for recuperar valores mais altos, melhorar o fluxo de caixa e restabelecer o relacionamento com clientes inadimplentes, a recuperação de crédito B2B é a solução mais adequada.
Com abordagens personalizadas, tecnologia e uma equipe especializada, a recuperação de crédito garante maior taxa de sucesso nas negociações — trazendo recursos de volta ao caixa da empresa e viabilizando novos investimentos.
Recuperação de crédito B2B eficiente
A ABE surgiu para apoiar empresas na recuperação de crédito efetiva e amigável. Por isso, somos reconhecidos por atuarmos com uma metodologia exclusiva, com excelentes taxas de recuperação no mercado.
Nosso principal diferencial é a nossa equipe formada exclusivamente por negociadores seniores.
Capacitados na área, nossos profissionais possuem profundo conhecimento em negociação e abordagens jurídicas, tornando o processo de negociação muito mais veloz e eficiente.
Diferente de um call center, somos uma assessoria focada em levar resultados mensuráveis para nossos clientes, por meio da recuperação de crédito B2B.
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