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Black Friday 2021: 8 ideias para preparar seu e-commerce

A Black Friday chega para abrir a temporada de compras de final de ano e o online que já era uma tendência, apenas foi impulsionado pela pandemia causada pelo novo coronavírus. Quem não vendia online precisou se adaptar, e quem já vendia intensificou os investimentos no canal.

2020 foi um recorde para o e-commerce no Brasil, superando a marca de 300 milhões de pedidos e faturamento. Com esta quantidade de compradores online, a Black Friday este ano será mais uma data recorde ao que tudo indica.

Pela primeira vez, as vendas online superaram as realizadas em lojas físicas no ano passado. O e-commerce atingiu 50,4% do total do volume transacionado durante o período sazonal, somando um crescimento de 13% em relação a 2019, segundo dados da Ebit|Nielsen.

Ainda de acordo com uma pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela Provokers, os critérios de escolha mais importantes para a data em 2019 e 2020, o preço ainda foi o primeiro fator.

Mas além do fator preço, outros são tão extremamente relevantes tais como parcelamento e valor do frete.

Números como esse são motivos mais do que suficientes para que o varejo possa aproveitar o início da temporada de vendas do final do ano para aumentar sua presença digital, ambiente que consumidores mais buscam.

Mas afinal de contas, o que é a Black Friday?

A Black Friday é o dia seguinte ao feriado do Dia de Ação de Graças, que é celebrado na última quinta-feira de novembro e é o maior dia de vendas no varejo nos Estados Unidos. Também é marcado como o início da temporada de compras natalinas.

Junto a esta data, tornou-se também tradicional o Cyber ​​Monday, que é a segunda-feira após a Black Friday, é um evento de compras on-line que foi criado para influenciar as pessoas a fazer suas compras on-line e agora é visto como uma extensão das vendas da Black Friday.

Por que a Black Friday é tão importante para o comércio eletrônico

Tradicionalmente, as lojas lançavam suas estratégias em suas lojas físicas.

Porém, nos últimos anos, o frenesi de compras mudou e desde 2016 as compras online representaram um ano recorde para os e-commerce, finalmente ultrapassando as compras nas lojas físicas.

É mais provável que neste ano, os usuários continuem comprando mais on-line do que nas lojas. E com mais e mais pessoas usando dispositivos móveis, a tendência das pessoas usarem aplicativos e sites a partir de seus celulares também deve aumentar consideravelmente.

Confira algumas estratégias para alavancar o seu negócio e multiplicar suas vendas

1. Invista no seu site

A procura por ofertas através dos sites só cresce a cada ano que passa, portanto investir no visual do seu site e na estabilidade dele, é o ponto número 1.

A publicidade online é a melhor forma de exibir os seus produtos e ofertas. Invista em banners, pop ups para apresentar as ofertas mais importantes.

Certifique-se de que essas ofertas estão posicionadas para captar a atenção dos visitantes no segundo em que eles acessarem seu site.

Não menos importante é garantir a estabilidade do seu site. Já imaginou se o seu cliente entra no seu site e não consegue completar a compra porque a página fica fora do ar?

2. Ofereça incentivos para o compartilharem suas ofertas

Para gerar mais vendas, você precisa direcionar mais tráfego para seu website rapidamente. Por isso, as mídias sociais são uma tática de marketing para impulsionar o tráfego on-line.

Incentive seus compradores a compartilharem suas promoções e aumentar o tráfego social oferecendo cupons de desconto. Os melhores lugares para colocar essas ofertas são a página inicial, a página do produto, a página de checkout e a página de confirmação do pedido.

3. Criando ebooks com guias de presentes.

As vendas podem ser avassaladoras e ajudar seus clientes a encontrar ofertas mais interessantes e relevantes é uma das melhores maneiras.

Se você é um agente de viagens, por exemplo, crie ebooks ou guias destinados a diferentes segmentos de público (viagens com a família, viagens a dois, viagens com as crianças, etc) e deixe como isca digital em sua página inicial.

black friday

Aproveite os dados capturados para usar num futuro em suas campanhas de email marketing. 

4. Estenda suas vendas

Uma ideia de marketing eficaz para a Black Friday, que se tornou muito mais comum, é estender sua venda.

A Black Friday costumava ser o principal dia para os varejistas terem suas melhores vendas. No entanto, com o crescimento do comércio eletrônico, a Cyber Monday surgiu.

Como resultado, a maioria dos sites acabou estendendo sua venda para os quatro dias completos.

Ao estender sua campanha, você poderá atrair mais clientes fazendo vendas durante todo o final de semana. Algumas empresas também fazem uma semana especial com ofertas em determinados departamentos na semana que antecede a data.

Como as buscas por ofertas no dia da Black Friday tendem a ser as mais populares, você deve concentrar sua energia nisso primeiro. Ao ampliar as promoções, você pode criar ofertas temáticas no sábado e domingo.

Se você é uma empresa varejista de moda feminina, por exemplo, pode oferecer descontos especiais para seus clientes comprarem vestidos, por exemplo. E no domingo, entrar com descontos para outra categoria de produto.

Já na segunda-feira, você pode oferecer um desconto especial em botas de inverno ou suéteres ou ainda, frete grátis.

5. Use o email marketing

black friday

Quando se trata de email marketing, existem duas abordagens.

Primeiro, se você não tiver uma lista de e-mails própria, entre em contato com todos os seus antigos clientes e ofereça-lhes um código de desconto especial ao comprar em sua loja durante a promoção.

Utilize desta tática se eles já compraram de você antes e que eles sejam mais propensos a comprar novamente.  

Adicione também as pessoas que compraram nos últimos 30 dias. Sua marca estará fresca na mente destes consumidores.

Se você não tiver uma lista de e-mails, tente exibir alguns anúncios para criar sua lista antes da Black Friday. Assim, você terá como estar em contato com essas pessoas para os dias de promoção.

Quando se trata de enviar e-mails para clientes em potencial, faça de forma profissional. Não deixe de checar os seguintes pontos:

  • Links Corretos: Verifique se os produtos estão com os links corretos ​para que as pessoas possam ir diretamente às páginas do produto e fazer suas compras;
  • Destacar o desconto: Lembre-se de mencionar a grande vantagem que estão tendo e o percentual de desconto;
  • Título do email: Seja claro na linha de assunto do e-mail para ajudar a incentivar o clique. Por exemplo, “Promoção de 50% em todos os vestidos de nossa loja”

6. Aproveite para usar Hashtags da Black Friday em suas campanhas

Ao fazer o marketing da Black Friday, você deve aproveitar as hashtags do Instagram da Black Friday, além das hashtags que frequentemente utiliza. Alguns exemplos mais comuns são #blackfriday # blackfriday2021 #cybermonday #vendasblackfriday #ofertasblackfriday.

Isso permitirá que você alcance clientes que estejam procurando as ofertas desta data em especial.

7. Invista no Google Ads

Durante o fim de semana da Black Friday, os anunciantes gastam mais do que o normal. A consequência é que o custo por clique também será maior que o habitual, pois todos querem conquistar seu espaço.

O Google preparou dicas geniais para você programar suas mídias pagas durante estes dias. Lembre-se que é importante:

  • Considere aumentar seus gastos com anúncios alguns dias antes da Black Friday.  Isso dará ao anuncio tempo suficiente para otimizar as conversões e permitir que você faça ajustes até o grande dia;
  • Ao gastar mais dinheiro do que o normal é mais provável que você seja notado pelos clientes em potencial;
  • Não deixe de mencionar ofertas da Black Friday ou ter descontos atraentes em sua cópia do anúncio para chamar a atenção das pessoas. Um grande desconto irá ajudá-lo a atrair clientes com o preço certo;
  • Concentre-se nos seus produtos mais vendidos da Black Friday para promover a oferta certa.

8. Tenha um parceiro para a sua recuperação de crédito

O mercado de compra e venda é um sistema que se retroalimenta e, nesse contexto, a recuperação de crédito realiza importantíssimo papel.

Com volume elevado de inadimplência, Empresas especializadas na recuperação de crédito de pessoas Jurídicas, como a ABE, realizam um processo de enorme importância para a indústria e comércio, evitando que ocasionais inadimplências prejudiquem o fluxo dos negócios , já que agilidade é um fator inegociável nesse processo.

Na ABE todo o processo de atendimento aos clientes é integrado e digitalizado. Através de nossas centrais telefônicas virtuais podemos proporcionar uma boa experiência aos nossos clientes. Somente uma equipe de Negociadores experientes e seniores é capaz de criar um forte vínculo com os clientes.

É de extrema importância que sua empresa construa um bom relacionamento com seus Clientes, ainda mais em momentos tão delicados quanto da cobrança.

Estamos no mercado há mais de 40 anos e nossos Clientes confiam em nossa Empresa para cumprir suas obrigações. Ao longo dos anos percebemos que quanto mais forte for esse vínculo de confiança; financeiramente o benefício é maior para ambas as partes.

Entendemos que a agilidade é um fator importante em um mundo pós-covid-19. 

Temos a certeza de que a eficácia e o vínculo de confiança é o que fortalece nosso compromisso com cada cliente.

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Você tem outras ideias de marketing da Black Friday que gostaria de compartilhar? 

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